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Informação na Dimensão Competitiva

Para que seja possível o estudo da Tecnologia da Informação, o seu gerenciamento e implantação nas organizações, através dos Sistemas de Informação, torna-se necessário o completo entendimento do significado do termo "informação"; bem como do seu relacionamento com o conhecimento e os dados.

Diversos autores elaboraram teorias com o objetivo de diferenciar conceitualmente dados, conhecimento e informação. Segundo Shanon (1948), informação é sempre algo novo; se alguém lhe diz algo que já conhece, não há nenhuma transmissão de informação nesse diálogo. Dados ou fatos, para se transformarem em informação, devem solucionar alguma incerteza. Enquanto os dados e os fatos ocupam a memória, a informação preenche o intelecto. Já Diener (1977) diz que enquanto os dados se referem a fenômenos ligados à percepção e aos sentidos, o conhecimento e a informação são relacionados a fenômenos conceituais e, portanto, estão associados ao nível cognitivo de percepção. Sob este ponto de vista, os dados são percebidos pelos seres humanos através dos estímulos sensoriais - visão, audição, tato, sabor e olfato. Os dados podem, então, ser utilizados pelo homem na sua forma primária ou serem trabalhados, servindo de matéria-prima para processos cognitivos, dando origem a informação e ao conhecimento.

Na teoria de Saracevic (1981), a informação é vista como um conjunto de dados que possuem valor no processo de tomada de decisão. Sob este aspecto, a informação é associada a um valor (seja ele estético, moral, ético, econômico ou social) que afeta as decisões humanas, de qualquer tipo. Relacionada a esta definição há um importante questão que deve ser considerada: a informação isoladamente não apresenta valor próprio; ela apenas tem valor quando utilizada em algum processo de decisão. Não é a informação propriamente dita, mas sim o seu uso, o que o torna útil para o indivíduo e a sociedade.

Podemos constatar então que a informação tem um lado humano e comportamental, ela ao contrário dos dados, exige muito análise e é difícil de transferir com absoluta fidelidade. As empresas hoje têm investido muito nas informações, em seu uso e principalmente em se produzir conhecimentos, pois esta é a informação mais valiosa e, conseqüentemente, mais difícil de gerenciar. É valiosa precisamente porque alguém deu a informação um contexto, um significado, uma interpretação; alguém refletiu sobre o conhecimento, acrescentou a ele sua própria sabedoria, considerou suas implicações mais amplas.

As atividades relacionadas à informação, por todo o mundo, estão passando por um processo de rápidas e grandes transformações. Isto envolve influência de novas idéias provenientes de diversas disciplinas, expansão de aplicações, desenvolvimento de novos sistemas, técnicas e tecnologia, e, principalmente, ampliação e desenvolvimento de novas teorias.

A informação transformou-se em recurso fundamental em qualquer organização. A empresa moderna fabrica menos produtos e mais e primeiro informação.

Cabe ressaltar que o mito do “ter muita informação é fundamental” deve ser derrubado. O importante é ter a informação que se possa fazer algo de útil com ela.

A maneira mais significativa de diferenciar sua organização de uma concorrente qualquer, é fazer um trabalho destacado com a informação. Observe que na atualidade, a informação é o grande diferencial nas organizações. O modo como você reúne, administra e usa esta informação, determinará se sua organização terá êxito ou se ficará apenas com a mediocridade.

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