Menu Principal

Artigos Publicados

O Terapeuta Ocupacional é quem Habilita o Deficiente no uso da Informática

Com o advento do humanismo no século XIX, manter o paciente ocupado, tornou-se aceitável para o tratamento do doente mental, mas a Terapia Ocupacional não se baseia apenas nisso, isso é apenas uma de inúmeras atividades, ou seja, ela integra a equipe de Reabilitação e tem como função básica restabelecer o indivíduo dentro das suas potencialidades biopsicosociais e introduzí-lo ou reintroduzí-lo ao seu meio como membro ativo e produtivo. A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas a problemáticas específicas (físicas, sensoriais, psicológicas, mentais e/ou sociais) apresentem, temporária ou definitivamente, dificuldades na inserção e participação na vida social. As intervenções em Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso de Atividades, elemento centralizador e orientador na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico.

E se tratando de tecnologia, a "Era da Informação" não veio para excluir os seres humanos ou distanciá-los como muitos pessimistas pensam, esta era não veio apenas para unir, mas também para reforçar ainda mais o elo que liga o homem a um de seus maiores inventos, a informática; ciência esta, indispensável ao desenvolvimento técnico e científico, suporte da modernização em todas as áreas de atividade, e cabe a tarefa precípua de coletar, tratar e disseminar dados, sua matéria prima, gerando informações e por esses motivos é uma excelente ferramenta para o Terapeuta Ocupacional, pois é provado que a informática é uma excelente ferramenta de inclusão social.

Várias organizações têm levado a sério a informática para deficientes. A exemplo disso, é a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) que através de seu núcleo de computação eletrônica desenvolveu o MOTRIX, software para controlar o computador pela voz. Este software é utilizado para atender aos deficientes tetraplégicos que podem digitar textos e acessar a rede por comando de voz. A UFRJ criou também o DOSVOX, um Sistema Operacional que inclui um editor de texto, agenda eletrônica, jogos, um leitor de telas e acesso a Internet e ao e-mail para os deficientes visuais que se encontra no Kit SACI, e para os que têm baixa visão, ela criou um ampliador de telas para Windows o LENTE PRO com download gratuito (http://caec.ncee.ufrj.br/dosvox)  Já Bengala Branca (www.bengalabranca.com.br) distribui um notebook especial, é o braile falado e teclado em braile. A MICROPOWER desenvolveu um software para deficientes visuais, chamado de VIRTUAL VISION, permite com que cegos naveguem na WEB, quase que com as mesmas condições que uma pessoa com visão normal. A FUNDAÇÃO BRADESCO, tem um programa de informática para deficientes visuais a ONG "Espaço às Claras", que realiza em parceria com a Uneb e com o apoio da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais, ABDV, e da Associação de Pais do Centro de Ensino Especial do Deficiente Visual, CEEDV um curso para acabar com o analfabetismo digital, visando o desenvolvimento de projetos de inclusão social de portadores de deficiências visuais de Brasília. Os alunos terão aulas de digitação, Windows, Word, navegação na internet, correio eletrônico, planilhas eletrônicas com o uso da mais recente versão do software JAWS. O mais interessante de tudo isso, é que os professores também tem deficiência visual, mas não precisamos ir a Brasília para verificarmos isso, basta irmos a FATEC, pois se encontra em andamento um projeto SACI (Solidariedade, Apoio , Comunicação e Informação).

Observe que existem softwares para todos os tipos de deficiência, além dos já citados acima, temos teclados especiais para quem tem problema de coordenação, jogos interessantíssimos para desenvolver o cognitivo dos pacientes e nenhuma destas tecnologias faria tanto sucesso se não pudermos contar com a presença de um Terapeuta Ocupacional, seja na preparação (desenvolvimento do softwares e/ou hardware) ou para o uso de tal tecnologia, fazendo com que os portadores de deficiência física e/ou mental se sintam inseridos na tecnologia, e será através do Terapeuta Ocupacional que os mesmos estarão introduzidos ou reintroduzidos ao meio social de igual para igual. São estes profissionais que fazem a informação ser democrática, ou seja, todos sem exceção terão acesso a ela. Os “deficientes” jamais poderão se sentir excluídos desta maravilhosa tecnologia e do que ela nos proporciona

Voltar a Página Anterior

 

Configuração Mínima Recomendada 800 x 600 Color
Desenvolvido por

 
Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados ®