|
Artigos Publicados
Data WareHousing, este é o diferencial !
Desde os
primórdios da informática, vem-se mostrando uma importância em diferenciar
dados, informação e conhecimento, para que assim possa-se aplicar corretamente
as ferramentas criadas para uma melhor gestão das empresas e/ou organizações de
maneira mais eficiente e eficaz.
Os dados são componentes básicos a
partir dos quais a informação é criada, informação são os dados dos analisados
e/ou avaliados e inseridos em um contexto, a partir da informação surge o
conhecimento que nos auxilia nas tomadas de decisões necessárias, trazendo a tão
esperada vantagem competitiva.
Uma vantagem está embasada em
quatro pontos, sendo eles:
Custo
– onde o produtos e/ou serviços mais baratos;
Valor
– melhor relação custo x benefício;
Foco
– Atender melhor as necessidades específicas do cliente e
Manobrabilidade – Habilidade de adaptar-se às mudanças de necessidades do
mercado.
Tendo ênfase a vantagem competitiva,
a vida digital desta semana falará sobre uma metodologia de desenvolvimento, um
conjunto de ferramentas, um modelo de dados, um banco de dados, um patrocinador
e um ciclo de vida, a todo este conjunto de coisas, denominamos Data Warehousing.
Ele não se trata apenas de um banco da dados para perguntas e respostas sobre
seu negócio
O Data Warehousing nos permite
raciocinar de forma orientada ao tempo, tendo o passado para se aprender e
evitar repetidos erros, o presente para se analisar os fatos e permitir a
correta adaptação entre eles e o futuro para a previsão das tendências
mercadológicas permitindo que se ganhe a batalha antes mesmo dela começar, ou
seja, o Data Warehousing é a infra-estrutura que permite que se empregue o
raciocínio estratégico, aprendendo com o passado, adaptando no presente e
posicionando-se para o futuro
Quando uma empresa e/ou organização
utiliza um Data Warehousing, ela consegue: obter, manter e expandir a base de
clientes; fornecer serviços de melhor qualidade, mais rapidamente e a um custo
bem mais acessível; antecipar tendências mercadológicas e posicionar-se mais
rapidamente sendo pró-ativo e gerenciar a empresa e/ou organização de forma mais
eficiente e eficaz.
Com tantas tecnologias no mercado,
nos resta a seguinte pergunta: Quando minha empresa e/ou organização necessitará
de um Data Warehousing? Para se ter resposta a esta pergunta, é necessário que
se tenha respostas a outras perguntas como: Sua empresa baseia-se em informações
para tomada de decisões ou se baseia puramente em intuição? O segmento de
negócio de sua empresa é caracterizado por um forte concorrência e mudanças
rápidas? A base de clientes de sua empresa e/ou organização é grande e
diversificada? Os dados estão duplicados em diversos locais? A sua empresa e/ou
organização está distribuindo o processo decisório, buscando maior agilidade? Se
todas estas perguntas tiveram respostas SIM é sinal que já está na hora de se
pensar em aplicar tal tecnologia em sua empresa e/ou organização
Além
de todas essas perguntas, restar dúvidas quanto a aplicação ou não de um Data Warehousing, observe as
vantagens que tal tecnologia poderá trazer para sua empresa e/ou organização:
simplificação do processo decisório; melhor qualidade e confiabilidade dos
dados; acesso mais rápido as informações; facilidade de uso; vantagem
competitiva; menor custo de operação, maior estabilidade do modelo de dados,
manutenção dos dados históricos on-line, além de todas estas vantagens, temos
alguns benefícios como: melhoria na administração do
negócio decorrente da manutenção dos dados de superte a decisão em uma única
base de dados; redução e eliminação de processos redundantes de coleta de dados;
melhoria no nível de conhecimento dos clientes e economia com a redução de
estoques.
|